A Perita Criminal Mariana Flavia da SPTC-GO publicou recentemente artigo científico sobre os resultados do CODIS (Banco de Perfis Genéticos) em Goiás. A publicação aconteceu na Revista Brasileira de Criminalística (RBC) v.7 n.1 2018.
No Brasil, os Bancos de Perfis Genéticos tiveram início em 2010 e foram regulamentados em 2012 pela Lei 12.654/12. Além de terem criado Bancos de Perfis Genéticos uma década antes do Brasil, o Reino Unido e os Estados Unidos possuem uma legislação mais abrangente e maiores investimentos por parte do governo, assim, possuem um número bem superior de perfis e, consequentemente, de resultados de coincidências. Ainda assim, o Brasil e o Estado de Goiás têm avançado. Após três anos de funcionamento, o Banco de Perfis Genéticos da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (SPTC/GO) apresentou 26 coincidências entre vestígios, 10 coincidências entre vestígios e condenados, 12 coincidências interestaduais entre vestígios e auxiliou 38 investigações criminais.
Para baixar o artigo completo: CLIQUE AQUI.
OBS: Se você é Perito Criminal ou Médico-legista, associado da ASPEC-GO, já publicou algum artigo científico na área forense, nos envie no email aspecgo@gmail.com para divulgação.