É comum a discussão, entre profissionais das mais diversas categorias, sobre a necessidade e/ou importância de se estar ou não filiado à associação de classe que os representa. “O que eu ganho com isso?”, “Quais vantagens tenho?”. Necessária uma ponderação: as associações não são clubes de super vantagens, entidades focadas em oferecer bônus aos seus participantes. Muito mais que isso, as associações de classe, como a ASPECGO, tem por objetivo primordial trabalhar pela valorização dos profissionais que representam e investir para que estes tenham oportunidades de aprimorar seus conhecimentos e expertises nas áreas em que atuam, aumentar o networking e, igualmente fundamental, se manterem atentas a todos os cenários – político, econômico e social – de modo a prevenir toda e qualquer ação que possa lesar os direitos de seus associados. Cabe também à associação de classe buscar por todos os meios possíveis as melhores condições de trabalho, salários e demais vantagens que sejam justas e que estejam à altura das atividades desempenhadas por seus filiados. Para tanto, é fundamental que os profissionais compreendam a importância de fazerem parte de suas associações porque, assim fazendo, auxiliam-nas a ter maior representatividade junto aos poderes e, por consequência, maior maior poder de articulação.
Via de regra são entidades gerenciadas por voluntários, que disponibilizam parte do seu tempo em benefício dos outros associados. Em geral, são pessoas que entenderam o poder da coletividade e desejam uma profissão reconhecida e valorizada. As associações realizam eventos, aumentam as redes de relacionamentos entre profissionais, criam parcerias, promovem ou incentivam a participação em cursos, seminários, congressos e demais oportunidades de aprimoramento profissional.
Uma associação bem estruturada oferece muito mais benefícios a seus representados, que são elaborados por meio de um amplo projeto organizacional e institucional para garantir o aprimoramento e valorização do exercício profissional
Temos absoluta certeza de que, com a cooperação de todos, o entendimento da importância de fazer parte, de compartilhar, vamos atingir o nosso objetivo: fortalecer nossa profissão e mostrar a importância deste segmento para toda a sociedade !