A importância da Medicina Legal na Criminologia

A medicina legal é a área da criminalística que liga a medicina ao direito. Esta área é fundamental para a investigação de diversos crimes que resultaram em morte. Essa área é dividida em três partes: a clínica (que realiza exames de embriaguez, lesão corporal, crimes sexuais, etc), tanatologia (necropsia) e antropologia (identificação). O perito médico…

Veja mais

Já está em circulação a Edição 2020 da Revista Policientífica, que tem circulação nacional

A Revista Policientífica, Edição 2020, foi resultado de um esforço coletivo voltado à integraçãoe informação de médicos legistas e peritos criminais de Goiás. Nela, o leitor poderá fazer uma incursão sobre variados temas relacionados a essas duas profissões, com repercussões do desenvolvimento das ciências e políticas forenses em nosso Estado, da forma de trabalho e,…

Veja mais

Jurídico da ASPECGO recorre de decisão que entendeu que novo Estatuto dos Servidores Públicos de Goiás supriu demanda do adicional noturno

O presidente do TJGO, em nosso mandado de injunção, após nossa provocação, proferiu decisão entendendo que a edição da Lei nº 20.756/2020, que dispõe sobre o regime jurídicos dos servidores públicos civis do Estado de Goiás e trata do adicional noturno (art. 125), supriu a lacuna legal quanto ao direito constitucional dos substituídos e “toda…

Veja mais

Presidente da ASPECGO se reúne com jurídico para tratar de demandas previdenciárias

Os presidentes da ASPECGO e do Sindperícias Goiás, João Victor Franco e Carlos Kléber , reuniram-se hoje com o responsável jurídico das entidades, advogado Otávio Forte, para tratar do andamento de demandas judiciais da categoria, bem como discutir temas que, possivelmente, também se tornarão objeto de ações judiciais protocoladas em favor dos médicos legistas e…

Veja mais

O que é preciso para ser um perito criminal?

O perito criminal é um servidor da Polícia ou da Justiça focado na investigação científica de crimes, chamada de investigação forense. Seu principal trabalho é ir até o local onde podem ter acontecido as ocorrências e coletar provas que precisem passar por minuciosa análise com base em evidências científicas, comportamentais e demais meios de utilização…

Veja mais

Mente sã em um corpo são: assim também é, deve ser, em nossa sede

Esta citação latina, derivada da Sátira X, do poeta romano Juvenal, traduz de forma bastante eloquente o que a gestão da ASPEC-GO prioriza neste momento. Entendemos ser fundamental que nossa sede, nossas documentações, processos e procedimentos estejam devidamente organizados e “sãos”, para que a administração – que é a mentalidade do trabalho – possa ser…

Veja mais